Skip to main content

Intercâmbio x Viagem a turismo


Se você está com vontade de explorar esse mundão em que vivemos, vá em frente! O Brasil pode ser um país enorme, mas há tanta coisa por aí esperando para ser vista e vivida que simplesmente não dá para ficar parado no mesmo lugar.

No entanto, entre uma viagem qualquer e um intercâmbio, algumas coisas devem ser consideradas.

Definição de Intercâmbio

Um intercâmbio, por definição, significa uma troca de experiências e conhecimentos. Portanto, o intercâmbio para outro país não é uma viagem qualquer. É uma viagem que vai acrescentar algo à sua vida além de fotos e lembranças.


O intercâmbio também serve para conhecer novos lugares, ver pontos turísticos, curtir a noite no exterior e conhecer gente nova. Mas, diferentemente de uma viagem a turismo, no intercâmbio você aprende alguma coisa.

Tipos de Intercâmbio

Fica a seu critério: durante seu intercâmbio, você pode:

  • aprender um idioma estrangeiro,
  • pode estudar para uma profissão
  • ou pode colocar a mão na massa.

Quer aprender um idioma estrangeiro? Em uma simples viagem a turismo, não é tão fácil! Agora, em um intercâmbio, sua viagem já é planejada em torno de um cronograma de um curso de idiomas, possibilitando a sua imersão na língua estrangeira durante toda a sua viagem, com momentos de estudo e momentos de prática no mundo real.

Caso você queira estudar fora, você pode fazer seu Ensino Médio ou Ensino Superior em algum país de sua escolha. Há diversas High Schools e Universidades estrangeiras esperando pela sua matrícula.

Inclusive, se você já começou a estudar e quer aproveitar suas férias ou um período livre para viajar, você pode dar continuidade aos seus estudos lá fora. Una o útil ao agradável fazendo um intercâmbio sanduíche: você se matricula em uma universidade conveniada à sua, onde você poderá continuar cursando sua graduação e, quando voltar, tudo o que você aprendeu lá fora vai ser aproveitado no currículo do seu curso aqui no Brasil.

Quer aprender, mas sem estudar? Se você gosta de arregaças as mangas e trabalhar, você pode fazer um intercâmbio work and study (para trabalhar e estudar) ou um work experience (apenas para trabalhar).

Nele, você é contratado temporariamente por uma empresa lá fora para trabalhar. Isso mesmo, você viaja, aproveita seu tempo livre para curtir outro país e ainda pode trazer dinheiro de volta pra casa!

Intercâmbio: novas oportunidades

Outra coisa que gostamos muito de lembrar é que um intercâmbio pode abrir portas e janelas com as quais você nem sonhava. Em um intercâmbio a trabalho, por exemplo, você conhece pessoas que podem vir a contratá-lo a longo prazo no futuro.

Em um intercâmbio para estudar um idioma estrangeiro, você conhece outros profissionais e pessoas influentes que também precisam daquele idioma. Com isso, você cria contatos pelo mundo todo que podem vir a trazer novos negócios para você.

Caso você vá fazer seu Ensino Médio ou Graduação lá fora, você também passa pelo que chamamos de networking: essa oportunidade de conhecer pessoas e criar contatos com outros profissionais e estudantes da mesma área, que podem vir a resultar em trabalho e negócios para você!

Depois de todas essas revelações, uma viagem a turismo já não parece tão atraente, né? 😉

Por que querer menos, quando você pode ter mais? Faça um intercâmbio!

Comentários fechados.