Skip to main content

Goethe Institut – Intercâmbio e Bolsas de Estudos


Os amantes do idioma alemão têm uma oportunidade única de aprender ou melhorar seus conhecimentos da língua na própria Alemanha: o Goethe Institut.

O maior instituto da língua e cultura alemã tem um departamento especialmente criado para incentivar a mobilidade de jovens e profissionais interessados em estudar alemão e pesquisar na Alemanha: o DADD.

O DAAD, sediado em Bonn e com uma equipe de 450 funcionários, é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento anual de 280 milhões de euros. Em 2007, 231 instituições de ensino superior e 126 associações acadêmicas eram associadas ao DAAD. Através de mais de 200 programas e projetos de fomento, já foram concedidas 56.533 bolsas, das quais pouco mais de 35 mil foram destinadas a bolsistas estrangeiros.


No site do DAAD – Brasil, você encontra todas as informações relacionadas aos programas de bolsas oferecidos pelo DADD para estudantes, pós-graduandos e pesquisadores brasileiros na Alemanha. Alguns deles são:

  • UNIBRAL – Parcerias universitárias entre Brasil e Alemanha – CAPES/DAAD
    O programa promove parcerias entre instituições de ensino superior dos dois países, para incentivar o intercâmbio e a cooperação no ensino de graduação, visando estimular a mobilidade de estudantes de graduação, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos.
  • PROBRAL – Programa de projetos conjuntos de pesquisadores brasileiros e alemães – CAPES/DAAD
    Desenvolvimento de projetos bilaterais de pesquisa através do fomento ao intercâmbio de pesquisadores, por um período de dois a quatro anos, para aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, produção científica conjunta, troca de informações e aplicação conjunta dos resultados da pesquisa, privilegiando o efeito multiplicador.
  • Intercâmbio de Cientistas
    Auxílio para cientistas brasileiros que queiram realizar uma estada de pesquisa em universidades ou institutos de pesquisa alemães por um período de um a três meses. Em parceria com CAPES, FAPESP, FAPERJ, FAPEMIG, FAPERGS, FACEPE, FAPESC.
  • DLR-DAAD-Research Fellowships (bolsas para doutorado, pós-doc e cientistas sêniores)
    O Centro Aeroespacial Alemão (DLR) dedica-se a trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas aeronáutica, pesquisas espaciais, energia e transporte.
  • Programa de pós-graduação com relevância para países em desenvolvimento (Master e doutorado)
  • Auxílio à pesquisa para doutorandos
    Oferece auxílios complementares às agências de fomento a doutorandos para realização de pesquisa na Alemanha.
  • Especialização em Música, Artes Plásticas e Design
  • Apoio para estadas de informação para grupos de estudantes universitários
  • Doutorado integral e doutorado sanduíche
  • Academias Alemãs de Verão (para jovens cientistas e estudantes avançados ou graduados)
    Ótima oportunidade para conhecer, em ambiente internacional, as mais recentes novidades e métodos das áreas das pesquisas contemporâneas.
  • Estágios na Alemanha em diversas áreas
    Relação de empresas e organizações alemãs que oferecem estágios.

Se você é de São Paulo, o contato com o DADD também pode ser feito pessoalmente: o DADD tem um Centro de Informação em São Paulo, onde pessoas interessadas em estudar e pesquisar na Alemanha podem pedir orientações.

Quer fazer uma visitinha? O Centro de Informação de São Paulo está instalado no Goethe-Institut São Paulo, na Rua Lisboa, 974, no bairro de Pinheiros. O telefone de contato é (11) 3061-5331 e o e-mail para contato é daad_saopaulo@daad.org.br

Verifique qual o programa que mais se adequa às suas necessidades e procure o Goethe Institut para planejar seu intercâmbio.