Skip to main content

Intercâmbio Na África do Sul – Trabalho voluntário e informações


Pode parecer um destino inusitado para se estudar inglês, mas o que poucos sabem é que a África do Sul oferece um dos mais baixos custo de vida e um dos melhores custo-benefício para se estudar. O fato da moeda sul-africana ser desvalorizada em relação ao real faz com que os produtos e serviços em geral sejam mais baratos lá. E um dos melhores destinos para trabalho voluntário.

São 11 línguas oficiais que se falam na África do Sul, desde o inglês, passando pelo africâner a até o zulu, todas desenvolvidas a partir da cultura dominante do país. Como muitos países, conquistou a sua independência da grande potência do passado, o Reino Unido, em 1910. Porém, tornou-se uma República apenas em 1961. Sua capital é a Cidade do Cabo, mas sua cidade mais populosa e uma das mais importantes para sua cultura e economia é Johanesburgo. Com uma população de 48 milhões de habitantes, sua economia se baseia nos serviços, na exploração mineira e na indústria.

Seu clima subtropical é predominantemente quente, fazendo o país ser conhecido pelo seu sol, sempre presente. Entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro o país todo está no verão, assim como no Brasil – suas estações são as mesmas, já que ambos estão situados no hemisfério sul. Esse clima semelhante ao do Brasil na maioria de sua extensão também torna-se um atrativo a ser levado em conta na escolha de um país para estudar, aliado ao baixo custo de vida que a África do Sul oferece.


Foi na África do Sul que Nelson Mandela tornou-se advogado e depois lutou pelos ideais do país, chegando também a Presidência e considerado como o líder mais importante da África de todos os tempos. Também por isso, foi presenteado com o Prêmio Nobel da Paz de 1993. Além de Mandela, o autor de O Senhor dos Aneis e O Hobbit, J. R. R. Tolkien, também nasceu no país, numa cidade chamada Bloemfontein.

Sua culinária típica sofreu diversas influências de seus povos antigos e também de holandeses e britânicos. Diante disso, os sul-africanos consomem muitas carnes em geral, como frango, porco e vaca, e também muitos vinhos. Por isso inclusive se tornaram grandes produtores da bebida. Lá é possível encontrar pratos típicos como: chicken curry, bunny chow, biltong e babotie.

A Copa do Mundo FIFA de Futebol de 2010 foi realizada na África do Sul. As cidades Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Nelspruit, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória, Rustemburgo e Johanesburgo foram sedes dos grandes jogo disputados, tendo a Espanha como grande campeã. Isso fez com que a cultura do futebol e dos esportes em geral crescesse bastante em toda a extensão do país, dando esperanças principalmente aos jovens que sonhavam em ser grandes astros do futebol mas que não achavam que fosse possível. Outros esportes como surf, rugby e cricket são bastante praticados no país.

Ao estudar por lá, não deixe de conhecer e se aprofundar na cultura rica da África do Sul e de seu povo marcado por diversas batalhas – muitas delas ainda recentes. Não deixe de visitar as cidades que foram sede da Copa e, de quebra, ainda é possível fazer um safári. Fazer Intercâmbio Na África do Sul será uma grande experiência!