Intercâmbio Host Family – O que é, Como Funciona e Preço

Intercâmbio Host Family

O objetivo desse artigo é tirar todas as suas dúvidas sobre a modalidade de intercâmbio host family. Muitas pessoas tem mais ou menos a idea de como funciona, e da mesma forma alguns se desesperam e outros dão pulos de alegria só de pensar em vivenciar essa experiência.

Antes de dar mais detalhes sobre o assunto, quero que você inicie o entendimento do básico, bem básico, sobre o tema. Mais abaixo você vai entender como que funciona esse tipo de intercâmbio, vou te apresentar alguns valores, vantagens, se vale a pena e etc.

Leia tudo com muita calma! Leia novamente se for o caso e caso você ainda tenha dúvidas, basta deixar um comentário. Tudo bem?

Significado, Tradução de Host Family

O primeiro passo de muitas pessoas e fazer a tradução de host family. Que tem o significado literal: “família que hospeda”. Até ai tudo bem… E daí?

Muitos param, travam nessa tradução e não fazem mais nada. Pois acham que uma família vai adotá-lo de uma forma milagrosa, ou pior, pensam que nunca vão conseguir realizar esse sonho e ter essa experiência.

E agora, como faz para iniciar o intercâmbio em casa de família?

O Que é e Como Funciona o Host Family

O que é o intercâmbio host family você já deve ter entendido. Você via morar junto com uma família nativa em um determinado pais.

Por exemplo… Se você escolheu aprender inglês em Toronto no Canadá. Você vai morar em uma casa 100% Canadense. Terá irmãos, irmãs e pais Canadenses, que falam inglês fluente.

Algo muito importante que deve ser levando em conta, é que a família que você irá conviver, tem tudo haver com o seu perfil. Isso mesmo, você será estudado e entrevistado antes de embarcar nessa jornada.

O exemplo que dei acima, foi bem simples. Você pode alterar o destino e o idioma. Se seu objetivo é aprender francês, você irá para algum lugar da França, conviver com a cultura, costumes e etc.

É basicamente assim que funciona esse intercâmbio. Agora você deve está pensando em como participar certo?

Como Participar De Uma Host Family

Como Participar De Uma Host Family

Participar de uma host family não é tão complicado. Existem programas de intercâmbio que podem facilitar essa imersão. São eles: High School e Au Pair.

Nessas modalidades você faz o ensino médio (High School) em outro pais ou trabalha cuidando dos filhos do casal (Au Pair). E em ambos você tente a morar na casa de uma família local.

E a forma mais simples de conseguir participar desse programa, é sem dúvida através de uma agência de intercâmbio.

Essas empresas tem contato direto com famílias qualificadas para receber estrangeiros em sua residência. Se você está pensando em fazer um intercâmbio, a dica que lhe dou é ir nas agências mais próximas de você e começar a perguntar.

Preço do Intercâmbio Host Family

Preço do Intercâmbio Host Family

Mas e agora, qual o preço do intercâmbio host family? Até quanto pode custar essa experiência de vida em outro pais?

É um pouco complicado mensurar e dizer para você, aqui e agora o valor do intercâmbio. Alguns fatores podem mudar, seja a cotação do dólar, euro, cidade e pais que você deseja estudar.

O que você deve ter em mente, é que as melhores oportunidades para entrar em uma host family, é fazendo High School (ensino médio), Au Pair (babá) e até mesmo um curso de idiomas básico de 3 semanas. Por isso o contato com uma agência de intercâmbio é fundamental.

Melhor Idade Para o Intercâmbio

Sem dúvida alguma a melhor idade para ingressar em uma família estrangeira é de 15 à 26 anos. Se você for solteiro(a) melhor ainda.

Dessa forma você fica mais livre, tem mais disposição para explorar os costumes e rotina da familia, e não tem que se preocupar tanto com as coisas que estão acontecendo em seu país de origem.

Como Puxar Assunto Com a Host Family

Se você está preocupado em como vai ser sua adaptação em uma casa de família estrangeira, sem saber falar nem uma palavra do idioma local, fica tranquilo…

Nem que você comece a puxar assunto com a host family fazendo mímicas!

O ideal é tentar aprender o vocabulário de algo que você goste. Seja algum esporte, estilo musical, arte, culinária, seriados e etc. Se você achar alguma coisa em comum com a família, tudo ficará mais fácil.

E é claro, estudar a cultura local, se adaptar as coisas que eles já fazem, antes mesmo de você viajar, é fundamental.

Vantagens e Desvantagens

Com certeza existem mais vantagens do que desvantagem se tratando de morar com pessoas de outra cultura e que falam outro idioma.

Se seu desejo, por exemplo, é aprender inglês e morar com uma família americana. Você vai participar de praticamente de todas as atividades que eles fazem normalmente. Comer a comida tradicional deles, praticar o esporte nativo e etc…

Mas se você é o tipo de pessoa que não sabe se relacional, é individualista ou mesmo tem problemas em comer coisas diferentes, creio que fazer um intercâmbio assim, não será muito prazeroso.

As vantagens são basicamente ter a experiencia de morar em outro país, aprender um idioma novo, a cultura local, conhecer pessoas espetaculares que serão seus amigos para a vida toda e etc.

As desvantagens são: adaptação e saudades da sua família de origem.

Vale a Pena Fazer Esse Intercâmbio?

Mediante tudo que você acabou de ler, a resposta para essa pergunta está em você…

Se você deseja ter uma experiência fora do Brasil, aprender um idioma novo e viver uma imersão do país escolhido, essa sem dúvida é uma ótima opção de intercâmbio.

Se você é novo e ainda está estudando sobre como fazer intercâmbio. Meu conselho novamente é procurar por agências de intercâmbio confiáveis para te auxiliar e facilitar todo esse processo.

Outras Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *