Como Fazer Intercâmbio Passo a Passo

como fazer um intercâmbio

Nesse artigo pretendo tirar todas suas dúvidas sobre como fazer intercâmbio. E consequentemente tirar você da estaca zero para os primeiros passos em busca da aventura no exterior.

A vida de um futuro intercambista não é tão simples. Pois selecionar o destino que deseja ir, saber o que irá fazer no outro país e calcular quando essa jornada irá custar, não são tarefas para serem executadas da noite para o dia.

Eu acredito que tudo começa com um sonho… Do sonho para o planejamento e execução. Leia todo esse artigo com muita atenção, re-leia se for o caso. E se ainda estiver com alguma dúvida, basta deixar um comentário, tudo bem?

O Que é e Como Funciona Um Intercâmbio

No passado como o intercâmbio funcionava? Um estudante saía do seu país de origem, vinha para o Brasil, por exemplo, e o estudante brasileiro ia para o país desse estudante estrangeiro. Deu para entender?

Acontecia uma troca. Onde ambos estudantes saiam de seus países de origem para uma jornada multicultural. Hoje em dia não é necessário essa troca. Qualquer pessoa que deseja ir a outro país para estudar ou trabalhar via uma agência de intercâmbio, já pode se chamar de intercambista.

Quem Pode Fazer Um Intercâmbio

Como as coisas hoje em dia estão e são mais simples, qualquer pessoa pode fazer um intercâmbio. Independente da idade, condição social e etc.

Ainda existem barreiras quando pais pensam em enviar seus filhos para estudar em outro lugar do mundo. E para quebrar esses receios e medos, eu sempre recomendo fazer uma entrevista, e conhecer alguma empresa que facilita e ajuda o estudante a embarcar para o exterior.

No meu intercâmbio por exemplo (saiba mais aqui), eu fui com minha esposa e meu filho de 3 anos. Em alguns momentos a agência que contratamos nos deu todo o suporte, valeu muito a pena.

Qual Melhor Idade Para Um Intercâmbio

Como falei anteriormente, qualquer pessoa pode se aventurar com um intercâmbio. Seja de trabalho, estudos, em família e etc. Eu geralmente recomendo que pessoas entre 15 a 26 anos tenham essa vivencia em outro pais.

Pois nessa idade você não tem tantas responsabilidades e preocupações. Seja com família, trabalho e negócios. Você terá mais liberdade para aprender e desfrutar de tudo o que o outro país tem a oferecer.

Tipos De Intercâmbio Existentes

quais tipos de intercâmbio existem

Existem inúmeros tipos de intercâmbio que você poderá fazer. Abaixo eu vou listar os principais. Cada um vai de acordo com uma idade, e a grande maioria oferecem host family, que ajuda ainda mais na imersão. Lembrando que a empresa de intercâmbio que você irá escolher, poderá tirar maiores dúvidas sobre cada tipo de intercâmbio e sua duração.

Intercâmbio Internship (Estágio)

Trata-se de um estágio internacional. É ideal para quem deseja melhorar a carreira. O intercambista trabalha em uma empresa estrangeira, melhorando o idioma com a imersão cultural, obtém conhecimentos profissionais e recebendo alguma remuneração do empregador.

Intercâmbio Trainee (Recém formados)

Este tipo é perfeito para formados e recém-formados, e para que buscam atuar na área de estudo. É possível ganhar um bom salário e até mesmo se efetivar na empresa.

Intercâmbio Volunteer Program (Trabalho Voluntário)

O intercambista opta por participar de ações humanitárias através do voluntariado em programas de proteção aos animais, meio ambiente, crianças e auxílio às pessoas sem-teto, etc. Geralmente, é mais facilitado para quem já é formado em uma profissão, mas isso não é uma exigência.

Intercâmbio em Casa de Família

O intercambista ficar com uma família cadastrada no programa, sem a necessidade de estudar ou trabalhar, e irá arcar com todas suas despesas, pagando à família por mês. Poderá, contudo, aprender o idioma e os costumes com a família.

Intercâmbio Au Pair

O au pair geralmente é um programa de 12 meses em que o intercambista trabalha como cuidador de crianças na casa em que ficará hospedado. Em troca, a hospedagem, alimentação e um salário são garantidos.

Intercâmbio High School

A modalidade de high school é oferecido para adolescentes entre 15 e 18 anos que buscam cursar parte do Ensino Médio no exterior.

Intercâmbio Curso de Idiomas

Trata-se de um programa com duração de 2 semanas (mínimo) e o tempo máximo varia conforme a necessidade do aluno, que geralmente leva de 1 a 6 meses. Não é necessário ter fluência. O estudante pode se hospedar na instituição (quando houver hospedagem), na casa de uma família ou alugar uma local. Neste tipo, o aluno apenas estuda e não trabalha do exterior.

Intercâmbio Work and Study (Trabalho e estudo)

Trata-se de um visto especial de permanência, com possibilidade de o estudante também atuar em um trabalho remunerado. O programa é em período integral, com parte de estudos e parte de trabalho. Há agências especializadas em encontrar oportunidades de emprego para os estudantes, mas não há qualquer comprovação de que o empregador escolha o intercambista.

Intercâmbio Work and Travel (Trabalho e viagem/turismo)

Trata-se de um programa para universitários. Durante as férias de verão do país de destino, o aluno pode viajar para o exterior e participar de atividades remuneradas.

O Que Precisa Para Embarcar No Intercâmbio

O que realmente você precisa para fazer um intercâmbio se chama: Paciência.

Tirando a brincadeira de lado, que não deixa de ser verdade, você precisa de 2 coisas importantes: disciplina e planejamento. Você precisa atender a sua necessidade! E qual seria? Estudar inglês? Espanhol? Francês? Depois dessas perguntas respondidas, você vai selecionar o país desejado.

E assim damos inicio ao que você realmente precisa. Vai começar a estudar a economia do país que deseja ir. Vai precisar de dólar? Euro? Logo em seguida, ver o custo de vida daquele lugar, depois ver passagem aérea, documentos necessários (passaporte, visto e etc).

Seria muito bom durante esse planejamento descobrir quais países exigem vistos. Parece muita coisa certo? Mas tudo pode ficar mais simples quando você visitar uma agência de intercâmbio próxima de sua casa e fazer uma entrevista/plano.

Como Fazer Intercâmbio Sendo Pobre

Existem muitas pessoas enterrando sonhos, dizendo que não podem fazer intercâmbio sendo pobre. Essa é a maior mentira de todos os tempos.

Tem também aqueles que vivem tentando achar alguma forma de fazer intercâmbio de graça e estão até hoje sem fazer nada, anos se passam e nada muda.

Eu consegui fazer meu intercâmbio porquê trabalho, ponto.

Independentemente da sua idade, você pode trabalhar. Seja em uma empresa, por conta própria e etc. E caso você seja menor de idade, existe inúmeras opções, seja de jovem aprendiz até trabalho pela internet como freelancer.

O que estou querendo dizer é: Cria suas próprias oportunidades, ficar se lamentando e dando desculpas não vai te tirar do Brasil. Veja o vídeo abaixo que tem como título: Intercâmbio pra quem NÃO TEM PAI RICO.

Qual é o Melhor País Para Fazer Meu Intercâmbio

Essa é uma pergunta que ronda a cabeça de muitos candidatos a um intercâmbio. Qual é o melhor país para eu ter uma experiência no exterior? Vou te falar uma coisa importante, não da para simplesmente fechar os olhos e selecionar o “melhor país” para você.

Todo tem haver com seu perfil. Qual o clima que você gosta? Calor ou frio? Gosta de esportes radicais? Prefere vida noturna e grandes centros ou floresta e campo? O melhor país e a melhor cidade, são os que mais combinam com você. Entende?

Por Quê Fazer Um Intercâmbio

Por quê fazer um intercâmbio? Simples… Essa experiência vai além de apenas uma viagem.

Você vai melhorar currículo seja melhorando o idioma que foi estudar ou até mesmo algum curso de especialização no exterior. Você vai amadurecer como pessoa, conhecer gente nova, visitar lugares que você nunca imaginou ir e ter responsabilidades que nunca teria antes de sair do Brasil.

Ter a oportunidade de conhecer países de primeiro mundo, super desenvolvidos e seguros, é algo marcante na vida de qualquer pessoa.

Para Fazer Intercâmbio Passo a Passo…

Existem 2 formas de fazer intercâmbio passo a passo…

A primeira forma é você tentar fazer tudo sozinho, seja tirar documentos, selecionar uma escola, acomodação, passagens, taxas e etc. Se você ja teve alguma experiencia internacional, isso pode ser mais fácil.

A segunda forma, é encontrar agências de intercâmbio confiáveis para lhe auxiliar. Geralmente essas empresas já tem pacotes prontos, você não se preocupa coma nada, e todo trabalho fica com eles, e é claro, eles vão cobrar para isso.

Minha sugestão para você… Conheça pessoas que já fizeram ou estão em um intercâmbio, seja através de sites ou redes sociais. E não deixe de visitar as empresas que prestam esse tipo de serviço e ir em alguma feira de intercâmbio em sua cidade. Vale a pena sentar com alguns especialistas e tirar dúvidas.

2 comentários em “Como Fazer Intercâmbio Passo a Passo”

  1. Bruno Ribeiro

    Eu hoje, por meio de uma pessoa que já faz intercâmbio há mais ou menos 4 anos fiquei com vontade de querer saber mais. E quem sabe fazer um intercâmbio. Eu achei bem interessante isso, acho que seria ideal para o meu crescimento profissional!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *