Skip to main content
fazer intercâmbio

Fazer intercâmbio em 2019


Um dos maiores empecilhos e eu diria, preocupação das pessoas que sonham em fazer intercâmbio é o aspecto financeiro. É ele quem vai dominar a sua viagem e decidir coisas como o tempo de estadia, agência escolhida, viagens de fim de semana, gastos com hospedagem, etc.

Isso faz com que o orçamento seja o primeiro passo a ser feito assim que cogitamos a possibilidade de um intercâmbio. É preciso nos preparar (com sobras) para imprevistos e os gastos esperados durante o nosso intercâmbio.

Além disso, os preços de intercâmbio mudam a cada ano dependendo de vários fatores que nós vamos listar nesse post. Portanto, continue lendo para saber o que esperar dos preços para quem está planejando intercâmbio para 2019!


O que levar em consideração quando fazendo o orçamento do Intercâmbio

Há alguns fatores que devem estar na sua lista quando fazendo seu orçamento:

Moeda Local

O primeiro passo é saber qual a moeda do local que você pretende visitar. Existem diversas moedas no mundo inteiro. Euro, dólar, reais, won, pesos… Você precisa saber qual a moeda utilizada no país que você pretende visitar.

Isto é importante porque os valores dessas moedas mudam frequentemente e podem afetar todo o seu orçamento. Nós sabemos que as vezes o dólar está muito alto, e que as vezes ele acaba caindo um pouco e tornando as coisas mais acessíveis. Por tanto, considere o valor da moeda local para estimar quanto sairá o seu intercâmbio. 

Passagens Áreas

As passagens áreas são uma das coisas que mais pesam no orçamento de viagem. Elas podem tomar cerca de 35% de todo o seu orçamento! Apenas para ir e voltar. Além disso, para nós brasileiros que precisam de visto para os Estados Unidos por exemplo, temos que adicionar o custo da viagem até a embaixada Americana.

Caso você não saiba, aqui no Brasil há embaixadas em 4 lugares diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Se você não mora em nenhum desses locais, precisa pagar uma viagem até o mais próximo para a entrevista de visto. 

Além disso, passagens internacionais são frequentemente vendidas em dólar, mais um motivo para você prestar atenção a cotação da moeda. 

Matriculas em escolas 

Fazer intercâmbio, preços, valores e orçamentos

O preço de intercâmbio pode variar altamente de uma agência para outra simplesmente por motivos de logística. Além disso, o tempo que você vai passar no país e o tipo de intercâmbio também fazem diferença.

O ideal é que você entre em contato com uma das diversas agencias para solicitar o orçamento. Conheça algumas delas clicando aqui.

Escolha o tipo de intercâmbio para você

Muitas pessoas não sabem, mas não existe apenas um tipo de intercâmbio disponível. Alguns dos principais modelos são:

  • Intercâmbio de férias: Você visita o país por conta própria, sem estar matriculado em uma escola para viver como as pessoas nativas e treinar o idioma.
  • Intercâmbio de estudo: Você se matricula em uma instituição de estúdio, por meio de uma agência de intercâmbio e entra no país com visto de estudante.
  • Intercâmbio de trabalho: Você viaja para trabalhar em uma empresa, e entra no país com visto de trabalho. 
  • Conheça outros tipos de intercâmbio clicando aqui.

Há vantagens e desvantagens em cada um dos tipos de intercâmbio, e um fator que pode variar muito entre um e outro é justamente o valor que ele irá custar. 

Preços de intercâmbio

De forma geral, muito do que esperar do valor de um intercâmbio neste ano que está entrado depende do que você espera fazer durante a sua viagem. 

Se você já fez orçamentos em anos interiores, saiba que dificilmente esses orçamentos estarão mais baratos agora. A tendência é que gastos com passagens aéreas e cotação das moedas locais apenas aumentem. Saiba como conseguir um orçamento clicando aqui.

Conclusão

Fazer um intercâmbio, independentemente do tipo escolhido requer bastante planejamento financeiro. Não economize em pontos importantes como o seguro viagem e escolha uma instituição que lhe passe confiança e que esteja disposta a te ajudar caso surja algum problema.

Já que você irá fazer intercâmbio, escolha a cidade dos sonhos e a instituição de ensino que você sempre ouviu falar. Aproveite ao máximo e faça o seu orçamento de acordo com as suas expectativas. Contanto que você seja honesto e planeje seu orçamento com cuidado, não haverá sustos maiores durante a viagem e você poderá finalmente realizar seus sonhos.