Skip to main content

Como tirar Visto Americano

A quantidade de brasileiros que pretende ir para os Estados Unidos sempre foi muito grande. O país é bastante procurado pelos brasileiros por diversos motivos – entre os mais comuns, negócios, estudos e turismo.

Mas os Estados Unidos exigem o Visto como condição de entrada no país. Para isso, é necessário que a pessoa realize quatro passos para que tenha sucesso e consiga a emissão do Visto.

Leia também:

Quais países exigem o Visto?

Como tirar o Visto Canadense

Como tirar o Visto Neozelandês

Passaporte

Passo 1: Preencher, em inglês, o formulário de solicitação de visto DS-160 (disponível no link: https://ceac.state.gov/genniv/). As perguntas estão em inglês, mas basta colocar o cursor sobre elas que aparece a tradução.

O processo é um pouco burocrático. É necessário que ao fim de cada página seja salva o que já tiver sido feito e guardar o número do Application ID para entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, basta imprimir a página de confirmação.

Passo 2: Depois que preencher o formulário, é preciso agendar a(s) entrevista(s). Para isso, cadastre-se no site http://brazil.usvisa-info.com e siga o passo a passo de agendamento. É possível também obter mais informações por telefone – consulte os sites do consulado americano mais próximo de sua região. Tenha sempre em mãos a página de confirmação do formulário DS-160 (com código de barras) e o número do passaporte.

No caso de renovações ou se houver dúvidas por parte do consulado, é necessário que a pessoa entre em contato diretamente com o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e com o consulado. O próprio sistema irá informar sobre isso.

No meio do processo, você terá que pagar a taxa obrigatória de Solicitação do Visto (que é mais ou menos US$ 160, no caso dos Vistos de Turismo e de Negócios).

Nem sempre apenas uma entrevista bastará. E quando houver a necessidade de ter que fazer as duas entrevistas, as visitas não podem ser agendadas para o mesmo dia.

Observação: A opção de agendamento para o Consulado aparece antes da opção de agendamento para o CASV, mas a entrevista no CASV tem que ocorrer primeiro. Por isso, escolha sempre para a ida Consulado uma data posterior à da ida ao CASV.

Passo 3: No dia agendado, a pessoa deve ir ao CASV com o formulário, o Passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.

Observação: Por medidas de segurança, não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no recinto, e não há local para guardar esses pertences dentro do centro. Vá a entrevista apenas com os documentos.

Passo 4: No dia da entrevista, é preciso ir ao consulado ou à embaixada com o Passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

1) É necessário saber o motivo da negação do Visto. Somente assim, poderá reverter a situação.

2) A falta de vínculos com o nosso próprio país talvez seja o maior motivo da negação do Visto Americano. É necessário que a pessoa comprove que possui renda ou emprego no Brasil, estar cursando uma faculdade ou curso regular, ou qualquer outro vínculo que obrigo o seu retorno ao Brasil.

3) Esquecer ou não entregar a documentação que comprove a sua condição financeira. Este tipo de documento geralmente não é solicitado pelo consulado. Mas é sempre interessante levar extratos bancários, folha de pagamento ou comprovante do imposto de renda, para comprovar este tipo de vínculo.

4) As informações do formulário DS 160 precisam se coerente. Se houver alguma informação incorreta, possivelmente a pessoa não terá o Visto aprovado.

5) Apresentar sinais de nervosismo pode ser um motivo para o agente consular negar o Visto. Muitos agentes testam o requerente fazendo perguntas em excesso ou perguntas repetidas. Pessoas mal intencionadas são identificadas neste processo. Mas aquelas que ficam muito nervosas podem dar a impressão de que escondem alguma informação ou problema. Fique calmo, responda a todas as perguntas pausadamente e não caia em contradição.