Skip to main content

Bolsas de estudo: como conseguir a sua!


Fazer uma faculdade pode ser o desejo de muitas pessoas, mas não é sempre que se consegue passar em uma faculdade pública ou ter dinheiro para pagar mensalidades de uma faculdade particular. Mas é possível que você consiga uma bolsa de estudos e assim conquistar o seu sonho de entrar no curso superior e ter uma profissão.

Quer saber como conseguir uma dessas bolsas? Continue lendo que te contamos que é mais fácil do que imagina.

Bolsas de estudo Educa Mais Brasil


O Educa Mais Brasil é um programa da iniciativa privada que oferece bolsas de estudo para diversos cursos nas melhores faculdades do país. Os cursos são os mais variados possíveis e com os melhores professores, que vão te preparar para o mercado de trabalho competitivo.

Para participar desse programa você pode entrar diretamente no site do Educa Mais Brasil e então selecionar a faculdade que tem interesse e ver quais os cursos disponíveis e o valor das bolsas.

As bolsas de estudo desse programa variam de 30% a 90%, mas isso é levado em consideração o curso e o turno. Lembrando que o aluno ao ganhar uma dessas bolsas, faz o compromisso de arcar com o restante do valor das mensalidades e o não cumprimento desse acordo pode gerar no cancelamento da sua bolsa.

Bolsa de estudo no Prouni

Outra maneira de conseguir bolsas de estudo é com o programa Universidade para Todos. Com ele você consegue até 100% de bolsas e não precisa de pagar nada a mais por isso ou durante o seu curso inteiro.

Para participar desse programa você precisa de ter feito o exame nacional do ensino médio e ter nota superior a 500 pontos nas provas e não ter tirado zero na prova de redação.

Depois é preciso que você espere abrir as inscrições no Prouni e escolha a faculdade e curso desejado. O resultado é enviado por email e em caso de aprovação é preciso apresentar todos os documentos na universidade selecionada.

Para participar do Prouni você precisa de ter estudado em escola pública durante o ensino médio, ter feito o enem e renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa na família.

Se você atende a esses requisitos maiores são as suas chances de conseguir uma bolsa de estudos.

Bolsa mérito

As bolsas de estudo por mérito são dadas aos alunos que fizerem o vestibular e tiverem as melhores notas. Cada universidade disponibiliza um número de bolsas para os melhores alunos. As bolsas tem porcentagem variadas, mas no geral os primeiros lugares tem bolsa de 100% e os 2º e 3º lugares bolsas de 50% e 25% respectivamente.

Procure a universidade que você deseja estudar e veja as regras para participar desse tipo de seleção.

Para conseguir essa bolsa é necessário fazer a prova de vestibular tradicional e caso seja selecionado a instituição entrará em contato para informar que você conseguiu.