Skip to main content

Sanduíche: Termine seus estudos no exterior


Muitos jovens, ao terminar o ensino médio, já engatam no vestibular e na matrícula na faculdade de sua preferência. E, conforme já falamos anteriormente, há diversos programas de incentivo a estudantes que desejam começar cursos no exterior, como o Ciência sem Fronteiras, oferecido pelo governo brasileiro.

Essa é uma excelente oportunidade de desbravar um novo país, uma nova cultura – e, é claro, um novo mercado de trabalho. No entanto, muitos estudantes já matriculados ou cursando sua graduação pensam que, só porque já começaram seus estudos aqui mesmo no Brasil, “não tem mais jeito”. Hoje, vamos abrir seus olhos!

Há uma alternativa (de nome delicioso, por sinal) que permite que você aproveite o período que já estudou aqui e simplesmente dê continuidade lá fora ao curso que você começou aqui dentro. E é possível que sua própria universidade já tenha um programa desses à sua disposição. Chama-se “graduação-sanduíche”. Nham!


Ahn?!

A modalidade “sanduíche” permite que você tenha, literalmente, a chance de ter o melhor de dois mundos: o nosso mundinho local e o mundão lá fora. Ela possibilita aproveitar o que você já aprendeu aqui e adquirir novos conhecimentos em universidades estrangeiras, através do aproveitamentos das matérias que você já cursou em sua universidade aqui no Brasil.

O tal sanduíche é boa notícia para pós-graduandos, mestrandos e doutorandos, porque essa modalidade de estudo não é válida apenas para cursos de graduação.

Como faço?

Caso você já tenha começado sua graduação aqui no Brasil e tenha se interessado em fazer um intercâmbio, a forma mais prática e rápida de fazer as malas e se mandar pro exterior é entrando em contato com sua universidade.

Muitas universidades já têm convênios com universidades estrangeiras específicas, com um programa sanduíche devidamente planejado, diminuindo – e muito! – a burocracia que você terá que enfrentar lá (para o aproveitamento das matérias que você estudou no Brasil) e aqui (para o aproveitamento das matérias que você aprendeu durante sua viagem). Portanto,

Superdica

Agora que você já está sabendo dessa excelente alternativa de fazer o tão sonhado intercâmbio sem precisar largar seus estudos pela metade por aqui, aproveitamos para compartilhar com vocês uma superdica. A escolha da universidade para seu sanduíche é de extrema importância.

Além de buscar um curso compatível com o seu, é importante que você também encontre uma universidade que seja valorizada pelo mercado de trabalho brasileiro. Entre em contato com seus professores e colegas de mercado e pesquise quais países são mais avançados nas pesquisas em sua área de estudo. Isso ajudará você a determinar quais universidades valorização ainda mais seu currículo.

De maneira geral, sanduíches e diplomas do exterior são muito valorizados no mercado de trabalho brasileiro. E, com o advento da educação à distância, isso ficou ainda mais fácil. Portanto, escolha com carinho e cuidado a universidade que agregará mais valor aos seus estudos e ao seu currículo.

Pense que a tendência é que cada vez mais profissionais consigam diplomas e especializações no exterior e que, por isso, esse seu período lá fora (mesmo que seja apenas o primeiro de muitos) já deve valer maravilhas para sua futura carreira.

—–

E aí? Sua universidade tem convênio com outras faculdades lá fora? Quais valem mais em seu mercado de trabalho?

Compartilhe suas experiências conosco nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *