Skip to main content

Monitorando o dólar: o momento ideal para viajar


Se você está planejando seu intercâmbio, algo muito importante a considerar é o impacto que o dólar pode ter nos custos de sua viagem. Mesmo que o local que você pretende visitar não use essa moeda, alguns produtos e serviços podem ser impactados pelo câmbio do dólar, o que pode baratear ou encarecer sua viagem. Portanto, o ideal é monitorar o dólar para saber qual o momento ideal para fazer seu intercâmbio.

A seguir, listamos algumas vantagens de prestar atenção à oscilação do dólar e como ele pode influenciar seus custos e o planejamento de sua viagem.

Passagens aéreas

Muitas companhias aéreas fazem vôos para diversos países, mas vendem suas passagens em dólar. Mesmo que o site da companhia aérea tenha uma tradução disponível para o português e exiba seus preços em Reais, ainda assim, o impacto do dólar sobre o preço das passagens é real e deve ser considerado na hora de planejar sua viagem.


Consulte sites confiáveis que ofereçam cotações e dê preferência a comprar suas passagens em um momento em que o dólar esteja baixo.

Repare: mesmo que você vá comprar passagens para daqui a 3 meses, o preço é válido para o momento da compra das passagens – e não do vôo em si.

Portanto, mesmo que ainda falte muito tempo para sua viagem, se você já está certo da data em que pretende sair e voltar, aproveite para comprar suas passagens em um momento favorável com relação ao preço do dólar.

Hotéis, albergues e etc

Os custos com hospedagem, caso você não vá ficar em casa de família, também poderão sofrer com a alta do dólar. Então, vale o mesmo acompanhamento que sugerimos com relação às passagens aéreas. Lembre-se que, além do custo das diárias, hotéis e outros estabelecimentos podem cobrar impostos que não estejam embutidos no preço da reserva.

Vá preparado para quaisquer cobranças adicionais que eles possam fazer no momento do check-in ou do check-out. E é sempre recomendável entrar em contato com o local de sua estadia no momento da reserva, seja por e-mail ou telefone, para confirmar que outros valores podem vir a ser cobrados posteriormente, como impostos, taxas de turismo, etc.

Pocket money: viaje com mais dinheiro para gastar

Se você vai para um país no qual a moeda seja, realmente, o dólar, há mais uma vantagem em planejar sua viagem para um momento com o dólar em baixa: a chance de comprar mais dólares para gastar durante o intercâmbio.

Além dos custos reduzidos com passagens e afins, apostando em um momento em que o dólar esteja baixo, você consegue obter mais dólares no câmbio e pode viajar com mais dinheiro para gastar, sem precisar aumentar seu orçamento.

Pronto! Agora que você já entendeu que o momento do dólar pode facilitar – e muito – o custeio de seu intercâmbio, é só ficar atento e monitorar sua oscilação.

Assim, você planeja sua viagem com antecedência, reduz seus custos e garante um maior poder aquisitivo durante seu intercâmbio. Isso significa mais diversão, mais compras e mais lembrancinhas que você poderá trazer para a galera 😉 Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *