Skip to main content

Jovens Embaixadores 2017 / 2018 – Edital, Inscrições, Resultado e Selecionados


Muita gente pensa que para se fazer verdadeiramente um intercâmbio é preciso ser maior de idade. Mesmo com a existência dos programas High School, os pais em geral tem medo de deixar seus pequenos pássaros baterem asas e voarem. Bom, falta de informação é o problema, sempre é.

Então, você que tenha de 15 a 18 anos completos até 31 de janeiro, alegre-se e espalhe a notícia, o intercâmbio ficou mais fácil.

Com o programa Jovens Embaixadores, jovens do Brasil tem a chance de conhecer Washington, capital dos Estados Unidos e ainda estudar em instituições filiadas. A iniciativa é da Embaixada norte-americana no país e existe desde 2002.


Para participar é simples, basta atender aos pré-requisitos e se inscrever. O Jovens Embaixadores é destinado exclusivamente a alunos da rede pública de ensino brasileira e tem como exigência principal que o aluno(a) candidato(a) esteja engajado em atividades sociais/voluntárias.

Requisitos do programa

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos (a cada ano os inscritos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro);
  • Ter pouca ou nenhuma experiência no exterior;
  • Nunca ter viajado aos Estados Unidos;
  • Ter boa fluência oral e escrita em Inglês;
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública;
  • Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
  • Apresentar excelente desempenho escolar;
  • Perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo;
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Comprovar estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado (ao menos 12 meses, contínuos ou não).

Para se inscrever no Jovens Embaixadores basta entrar na página do programa no Facebook: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores. Uma vez preenchido o formulário online (etapa 1) o sistema envia mensagem sobre o andamento do candidato – aprovado para a etapa 2 ou não aprovado. A não aprovação ocorre quando o inscrito não se encaixa nos pré-requisitos estabelecidos pelo programa.

Na segunda etapa o candidato precisa concluir o questionário preliminar e encaminhar documentos que comprovem os pré-requisitos para a instituição parceira mais próxima, tudo via internet.

Depois disso, as instituições analisam a documentação (etapa 3) e informam os candidatos da aprovação para a próxima etapa (4) que corresponde ao exame escrito com data e local informado pela instituição parceira.

Na etapa 5 ocorrem os exames orais e as visitas nas casas dos estudantes com melhores resultados. As etapas seguintes consistem na seleção dos jovens embaixadores, divulgação do resultado, providência dos documentos de viagem (passaporte e visto) e preparativos gerais.

Durante uma semana, os jovens embaixadores selecionados participam de atividades culturais, palestras e visitas socioeducativas em Washington. Depois disso são divididos em grupos e partem para diferentes estados onde são hospedados por famílias norte-americanas, frequentam aulas e participam de diferentes projetos e eventos.

Todos os custos da viagem são pagos pelo próprio programa. Você encontra os detalhes de cada etapa nesse link: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/enroll.html.

As inscrições geralmente começam nos meses de julho ou agosto. Os jovens embaixadores 2014-2015 embarcaram para os Estados Unidos em 09 de janeiro. Para o processo seletivo 2015-2016 ainda não há datas definidas.

3 comentários em “Jovens Embaixadores 2017 / 2018 – Edital, Inscrições, Resultado e Selecionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *