Skip to main content

Intercâmbio pela ACM (YMCA)


“It’s fun to stay at the Y-M-C-A”! E é tão divertido estar na YMCA que existem YMCAs espalhadas pelo mundo todo – e, sabia?, a YMCA oferece programas de intercâmbio!

Você deve conhecer a YMCA (Young Men’s Christian Association) pela sua sigla em português: ACM (Associação Cristã de Moços). Ela foi fundada em Londres, em 1844, com o objetivo de oferecer aos jovens que chegassem à cidade opções de trabalho, para evitar que vivessem nas ruas. Ela buscava alcançar esse objetivo através da prática dos princípios cristãos.

Hoje, a ACM tem uma abordagem diferente, mais abrangente, e busca o desenvolvimento espiritual, mas também intelectual e físico. Hoje, a Associação tem mais de 45 milhões de associados em 124 federações nacionais afiliadas à World Alliance of YMCAs. E vale frisar que a ACM é aberta a todos, independentemente de sua fé, classe social, idade ou sexo. Basta querer participar e crescer como pessoa.


Oportunidades de Intercâmbio

Segundo a ACM de São Paulo, o departamento internacional da ACM/YMCA “proporciona condições para o intercâmbio de pessoas e experiências”. São oferecidas oportunidades para associados, voluntários e profissionais que desejam conhecer o mundo, ao mesmo tempo firmando um compromisso maior com a ACM/YMCA.

Para saber mais sobre o programa internacional e as possibilidades de intercâmbio pela ACM de São Paulo, acesse o blog do departamento. Mas algumas coisas nós já podemos adiantar.

Intercâmbio de estudos pela ACM

A ACM de São Paulo oferece algumas opções de intercâmbio para estudos. Você pode fazer um intercâmbio para o Canadá pela ACM, para aprender inglês (ou francês) e conhecer a cidade; você pode viajar para a Inglaterra, para estudar inglês ou fazer curso preparatório para TOEFL e TOEIC na International House London; você pode ir para a Austrália, para estudar inglês ou fazer um curso preparatório para o IELTS; ou viajar para a Nova Zelândia, para estudar inglês ou se preparar para o IELTS, TOEIC ou OET.

Em todos esses países, você pode optar por um curso com foco em inglês geral (ou, no caso do Canadá, francês geral), conversação, pronúncia ou preparação para prova de certificação.

Programa de estágios: Trainee e Internship

A ACM-SP tem, também, um programa de Trainee/Estágio para que os jovens possam desenvolver suas habilidades profissionais em organizações nas áreas de Administração, Hotelaria, Turismo e Educação Física, nos Estados Unidos.

Para se qualificar para o Internship Program (programa de estágio), o jovem precisa estar matriculado em nível superior/curso técnico, ou graduado há não mais que 12 meses, a partir da data de início do programa. Já para o Trainee Program (programa de trainee), você deve estar graduado em nível superior/curso técnico e ter um ano de experiência em sua área de estudo, ou cinco anos de experiência profissional comprovada.

O programa de estágio dura 1 ano, o de trainee dura 1 ano e meio. As inscrições ocorrem de janeiro a dezembro e você deve ter de 18 a 30 anos de idade, com inglês intermediário.

Para saber mais informações, entre em contato com a ACM-SP pelo e-mail: prog.internacional@acmsaopaulo.org ou pelos telefones: (11) 3138-3140 / (11) 3138-3013.

Outros Estados

A ACM de MG também divulga oportunidades de intercâmbio em seu site: o ICCP (International Camp Counselor Program), voltados para o treinamento de monitores para atividades recreativas, e o Youth Exchange Program, que é um programa de treinamento e seleção de jovens entre 14 e 17 anos, com conhecimentos suficientes da língua inglesa para participar de atividades culturais e recreativas nos Estados Unidos. Para saber mais sobre esses programas, acesse o site da ACM MG/Internacional.

Já a ACM de RS tem inúmeras opções de intercâmbios, para estudo, trabalho e trabalho voluntário. Acesse o site da ACM RS e clique em Intercâmbios para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *