Skip to main content

Intercâmbio na Irlanda

Membro da União Européia, a Irlanda tem o sétimo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, também estando entre os países mais ricos em termos de Produto Interno Bruto (PIB). A ilha só começou a se desenvolver sozinha e conseguir esse status de primeiro mundo após ter sua independência reconhecida, pois antes pertencia ao Reino Unido e era um país muito pobre.

A população total da Irlanda é de pouco mais de 4 milhões de habitantes e tem o euro como moeda oficial. Dublin, a capital, é sua cidade mais populosa e o país possui duas línguas oficiais: o inglês e o irlandês. O clima irlandês costuma ser bastante estável, não variando muito durante as estações do ano. O verão não é tão intenso quanto o do Brasil, apresentando uma temperatura de 20 a 25°C nos dias mais quentes. Para quem não gosta muito de calor e adora um friozinho, a Irlanda pode ser o país ideal, pois o seu inverno conta com tempestades de neve e, se o dia estiver ventando bastante, a sensação térmica pode chegar a até -15°C.

Leia também:

Porque fazer Intercâmbio na Irlanda

A primeira grande vantagem para quem quer fazer intercâmbio na Irlanda é a facilidade de entrada no país e mínima burocracia para a obtenção do visto – é apenas necessário comprar um curso de inglês, um seguro de saúde, as passagens aéreas de ida e volta, indicar um local para morar e portar no mínimo 3.000 euros. Além disso, também é possível trabalhar e viajar legalmente no país com o visto de estudante.

Outro ponto positivo para se estudar na Irlanda é o seu preço atrativo, muito mais em conta do que os destinos tradicionais para os Estados Unidos ou Inglaterra, por exemplo. E a hospitalidade dos conterrâneos é algo que impressiona muita gente que visita o país pela primeira vez, muitos estudantes contam que se sentiram muito confortáveis em sua passagem por lá. Mas, é claro, é preciso sempre lembrar que a pessoa que vem de fora que precisa se adaptar aos costumes da região. Seguindo essa dica, o sucesso da viagem fica mais garantido.

Curiosidades sobre a Irlanda

O Dia de São Patrício – ou St. Patrick’s Day – é a festa mais tradicional da Irlanda, sendo comemorado no mundo inteiro no mês de março. A data oficial é 17 de março, e a festa destinada ao padroeiro da Irlanda é regada a muito chopp e diversão, característica marcante do país. Não deixe de saborear as cervejas com o prato mais típico da Irlanda: a batata. Irish Stew, Champ, Boxty e Dublin Code são ótimas pedidas.

Outro ponto forte de sua cultura são os esportes. Além dos esportes importados de outros países da Europa como o Boxe e o Rugby, a Irlanda também possui seus próprios esportes, que são amadores, e que levam multidões aos estádios: o Gaelic Soccer e o Hurling. Ambos são uma grande mistura de esportes, o primeiro é uma espécie de futebol com rugby e basquete, o segundo une técnicas de hockey e beisebol. O que os dois têm em comum é a grande paixão pelo esporte, pois os atletas não são profissionais, não recebem nada para jogar. Fora dos gramados todos têm suas profissões, podem ser advogados, dentistas…

Para praticar um pouco de turismo, Dublin é a cidade perfeita. E o melhor: tudo pode ser visitado a pé, já que a maioria dos monumentos situa-se no centro da cidade. O Temple Bar, onde fica a parte boêmia da cidade, e o Castelo de Dublin não podem ficar de fora do roteiro. Outras cidades também são interessantes de se visitar, como Glendalough, Galway e Cliffs of Moher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *