Skip to main content

Intercâmbio High School


A época do Ensino Médio é com certeza um momento especial na vida do estudante. Muitas mudanças, diversas novas responsabilidades e tudo acontece de modo acelerado. É também um momento de se aproveitar as oportunidades e começar a cultivar experiências que possam fazer a diferença em seu futuro profissional. Para alguns estudantes, este é o momento perfeito para ir ao exterior, praticar um idioma e partilhar uma pouco da cultura de outro país. Fazer o Ensino Médio no exterior, ou parte dele, dá ao estudante mais independência, autonomia, aprofundamento cultural, além de uma perspectiva do sistema educacional de outro país.

Leia também:

Os países mais procurados são os Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e África do Sul, pois o inglês é o idioma estrangeiro mais difundido na Brasil. Nestes países, o Ensino Médio equivale a High School, com certas diferenças para o sistema brasileiro. No caso de outros idiomas, também há a possibilidade de cursar o Ensino Médio em séries equivalentes em países como China, Alemanha, Espanha (e outros países de língua espanhola), Itália, França, etc.


O que é necessário para fazer a High School

É necessário que tenha no mínimo o nível intermediário para que o estudante consiga acompanhar as aulas. Antes de efetuar a matrícula, o estudante passa por um teste não eliminatório de inglês, para que seja o seu nível de proficiência linguística. Após o teste, é possível se inscrever em um programa e iniciar o preenchimento do dossiê (perfil do estudante). Este dossiê irá informar a sua família estrangeira as suas características pessoais.

É importante ressaltar que o processo de matrícula deve se iniciar com antecedência mínima de seis meses da data prevista para a viagem. A duração do High School pode ser de 1 ano acadêmico (10 meses) ou de 1 semestre acadêmico (5 meses). Nos países do hemisfério norte o ano acadêmico tem início em Agosto/Setembro e no hemisfério sul a data de início é Janeiro/Fevereiro.

Quais são os pré-requisitos para participar da High School

  • Ter entre 14 e 18 anos (não pode completar 19 anos durante o programa).
  • Conhecimento do idioma em nível intermediário.
  • Notas acima da média.
  • Ser uma pessoa madura e flexível, disposta a colaborar com a família que irá recepcioná-lo.
  • Vontade de descobrir novos horizontes e conhecer outras culturas.

A experiência da High School na vida do estudante

É possível fazer amigos para toda a vida durante a High School. Esta experiência conta muito no currículo profissional aqui no Brasil e é um investimento para o futuro. Os preços dos programas estão cada vez mais acessíveis e é possível inserir o estudante dentro de um programa bastante de acordo com o seu perfil. Além disso, o estudante pose cursar matérias optativas na escola de destino, realizar cursos de idiomas, praticar esportes, e fazer atividades extracurriculares próprias dos estudantes estrangeiros.

É possível convalidar o certificado da High School para ter validade no Brasil. Após o programa, basta se dirigir ao consulado brasileiro nos país que o estudante esta estudando e legalizar o documento. Muitas agências já fazem este processo para o aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *