Skip to main content

Intercâmbio Grátis 2017 / 2018 e Bolsas de Estudos no Exterior


Muito se fala em estudar no exterior e conseguir sua primeira experiência internacional. Muito se fala em programas do governo que vão te “ajudar” a realizar esse super sonho, mas infelizmente nem sempre as coisas funcionam como a gente pensa não é mesmo?

Muitas pessoas recorrem as agências de intercâmbio para estudar no exterior, e isso é totalmente normal, basta você ter grana suficiente, pois nem sempre as oportunidades das agências são acessíveis($$$) se é que você me entende.

Muitos jovens ainda acham que para ter uma boa experiência internacional, devem recorrer as agências, mas não é assim que funciona. Seguindo as dicas abaixo, você pode fazer intercâmbio nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo.


Talvez você não saiba, mas existem inúmeras oportunidades de você estudar no exterior, pagando muito pouco por isso ou até mesmo de graça. Conseguir bolsas de estudo no exterior 2017 não é difícil basta ficar atendo aos sinais. Oi?

E Intercâmbio Grátis em 2017? Será que isso existe?

ATENÇÃO! Todo tipo de intercâmbio que você for fazer, vai requerer algum esforço de sua parte, e com isso você estará pagando um preço para isso, mesmo ele não sendo monetário. Sacou?

Nesse post eu quero lhe apresentar “As 5 formas CERTEIRAS de achar um Intercâmbio Grátis e Bolsas de Estudos no Exterior” Mas antes disso eu preciso falar uma coisa…

A Ilusão do Intercâmbio Grátis

Eu sinceramente não compreendo a mente de uma pessoa que simplesmente QUER viajar para outro país, ter seus estudos bancados por alguém, ter uma acomodação, ser alimentados e etc… Sem fazer esforço algum.

Eu tenho um primo que está na Itália  estudando através de um programa do governo. Tirando algumas papeladas que ele teve que resolver, será que podemos considerar que ele está estudando de graça?

O governo está bancando ele, mas será que foi de graça mesmo?

Eu particularmente vi ele se matando de estudar, tirar boas notas e concorrer as vagas. Desde que eu o conheço, eu vejo ele planejando essa ida para Itália. Ele estudou anos sobre a cultura, o idioma e etc. Ele se sacrificou mesmo e depois de alguns anos obteve resultado.

Eu posso falar que ele pagou um preço se preparando, e isso é algo que a maioria das pessoa não querem fazer.

Eu tenho outro exemplo na família…

Um dos primos da minha esposa ficou 1 mês estudando na Califórnia. E adivinha como ele conseguiu…

Ele tem 24 anos e trabalha em uma empresa Multinacional. Ele vem se destacando no que faz e a empresa bancou parte dos estudos dele, essa conquista foi incrível.

Ai eu te pergunto: Você acha que ele não pagou um preço para se destacar? Ser um ótimo profissional?

Eu vivo falando que as oportunidades estão ai, mas só vai aproveitar quem estiver preparado.

Planeje! Crie metas! Seja um bom aluno e profissional. Quando a oportunidade aparecer, agarre-a!

5 Formas CERTEIRAS de Estudar no Exterior

O mais engraçado é que  vai parecer óbvio o que vou escrever aqui. Mas leia com atenção, pois poderá ser um divisor de águas em sua vida.

As pessoas são tão imediatistas querendo tudo para ontem, que nem conseguem enxergar o que estão abaixo do seu nariz. A ansiedade e a síndrome do pensamento acelerado as vezes nos perturbam tanto que nos deixam cegos.

Mas agora eu quero que você veja e entenda os tópicos abaixo. Segue então as 5 formas de conseguir realizar seu sonho de ir ao exterior:

1 – Concursos

Você sabia que existem vários tipos de concursos que dão de premiação oportunidades de estudar fora?

As oportunidades geralmente tem uma duração específica de 3 semanas a 6 meses. Como se trata de concurso, sempre tem uma competição para definir os vencedores que irão para fora do Brasil.

Eu já vi concursos sobre gastronomia, onde o vencedor ganhava uma bolsa para estudar gastronomia fora do país, incrível não?

Talvez o seu dom natural lhe ajude a conseguir uma oportunidade de intercâmbio. Mas abaixo eu falo como achar tais oportunidades.

2 – Programas do Governo

Os famosos programas do governo Ciências sem Fronteiras e Jovens Embaixadores fazem muita gente sonhar, mas infelizmente a realidade é outra.

Eu acredito que esses programas ajudam muita gente, mas a realidade da maioria das pessoas é totalmente diferente.

As vezes para concorrer a uma vaga, você tem que morar em um comunidade, fazer trabalho social na mesma, falar “x” idiomas fluentes, ter uma renda total familiar abaixo de R$ XXX,XX e etc…

Eu sei que exagerei um pouco, mas é mais ou menos assim não é mesmo? Você já tentou concorrer a alguma dessas oportunidades do governo? Foi fácil?

O engraçado é que mesmo com as dificuldades, ainda tem gente que consegue aproveitar. Se você se enquadra nos requisitos, então vá fundo, não desista!

3 – Empresarial

Como eu falei mas acima, existem muitas empresas multinacionais que exercem serviços aqui no Brasil. E se você trabalha em alguma dessas empresas, fique atendo.

As oportunidades vão aparecer quando você menos esperar, por isso seja uma pessoa de destaque, seja o melhor em sua área de atuação.

Eu mesmo já trabalhei em uma empresa com sede na Itália, e eu sempre via meu Diretor e Gerente viajando para fora para reuniões da empresa. E você acha que eles pagavam por isso? A empresa bancava tudo, pois eles estão indo a trabalho. E é claro que eles também curtiam muito.

E ai, está pronto para se destacar? A empresa onde você trabalha tem sede em outro país?

4 – Parceria Entre Universidades

Lá no Rio de Janeiro eu tenho uma amiga que na época estudava Design de Produto (se não me engano).

Ela estudava em um Universidade Federal, e mais uma vez vou arriscar que era a UFF. Eu não seu ao certo, na verdade não lembro.

Maaas eu lembro muito bem de uma época em que ela faz concluir um período da faculdade em Portugal, isso mesmo!

Ele esteve em Portugal estudando Design de Produto sendo bancada pela Universidade.

Você já procurou saber se onde você estuda existe a possibilidade de fazer algumas matérias fora do pais?

De uma pesquisada, as vezes a sua escola ou universidade tem parcerias internacionais e você nem sabe.

5 – Promoções em Agências

Isso mesmo! As agências de intercâmbio também fazem promoções. Logo abaixo eu te ensinar como encontrar essas promoções.

Outra dica importante é ser ousado e ir nas feiras e eventos sobre intercâmbio que existem por ai. Pois muitas as oportunidades só aparecem nesses lugares e você ainda pode conversar diretamente com um representante de uma agência.

Vou te confessar que durante muito tempo eu tive fobia de agências, mas agora eu me sinto mais tranquilo. Veja também algumas promoções de intercâmbio.

Então não esqueça de se inscrever no próximo evento de sua cidade. Um dos grandes eventos que você pode ir é o Salão do Estudante.

7 comentários em “Intercâmbio Grátis 2017 / 2018 e Bolsas de Estudos no Exterior

  1. Oi, sou chef de cozinha a 5 anos , formada pela alian ducasse formation , vi seu comentário sobre bolsas para estudar gastronomia fora. Poderia me ajudar ? Desde já obrigada. Amei o artigo

  2. Meu nome e naiade vitoria e achei muito interessante o q vc falou meu maior sonho e fazer intercambio em algum pais me esforço muito na escola para q um dia eu possa conseguir uma oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *