Skip to main content

Intercâmbio de Trabalho Voluntário

O intercâmbio cultural por meio de trabalho voluntário é uma dos tipos de intercâmbio que mais cresce entre os estudantes brasileiros. Além de se aprofundar no idioma e conhecer um pouco mais as comunidades que precisam de auxílio, o estudante pode participar efetivamente de um projeto social, por intermédio de ONGs, governos e agências especializadas neste tipo de programa. Entre os estudas estrangeiros, há algumas décadas, o intercâmbio de trabalho voluntário já é uma realidade, principalmente entre os universitários, que buscam aplicar os seus conhecimentos.

Seja construir uma casa simples, vacinar crianças, emitir documentos àqueles que não os possuem, ajudar na construção de uma sistema de captação e distribuição de água, cuidar de animais de uma reserva, despoluir praias, mangues e mananciais, coletando entulho e lixo, qualquer ação faz uma grande diferença para a comunidade e também para o intercambista, que pode compreender a realidade local, de lugares muito diferentes de onde ele vive. Além disso, o currículo do intercambista torna-se ainda mais completo e atrativo no mercado de trabalho.

Leia também:

Características dos programas de intercâmbio de trabalho voluntário

  • Os programas de trabalho voluntário no exterior são de curta duração, em geral de 2 a 12 semanas.
  • Nas taxas dos programas, já estão inclusas alimentação básica, acomodação e transporte nos períodos de trabalho.
  • Você terá a oportunidade de praticar e aperfeiçoar o idioma e ainda conhecer lugares incríveis.
  • Além de adquirir crescimento pessoal, o voluntário ganha a oportunidade de participar de atividades importantes para a comunidade ou para o país de destino.
  • Alguns programas também oferecem diversas atividades, incluindo turismo, workshops e palestras, etc.
  • A maioria das empresas valorizam práticas de voluntariado no currículo.
  • Na maioria das vezes, o programa sai da rota convencional de intercâmbio (dos países economicamente desenvolvidos) para atuar em lugares que realmente precisam de ajuda e que dispõem de natureza e paisagens estonteantes, que dificilmente o estudante teria oportunidade de conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *