Intercâmbio Cultural

Intercâmbio Cultural

Intercâmbio Cultural

Em essência, todo intercâmbio é um intercâmbio cultural, pois expõe o estudante à outra cultura e, aprendendo outro idioma, ele o faz interagindo com a cultura local. Só o fato de ele viver com uma família, por exemplo, já irá observar e participar de hábitos diferentes dos de seu país de origem.

O objetivo do intercâmbio cultural é o conhecimento de tradições, costumes, as tecnologias, culturas e idioma do país estrangeiro, etc. O ideal é que o estudante fique hospedado na casa de uma família, pois assim a imersão na cultura do país de destino é ainda mais gratificante. Não é necessário ter o conhecimento profundo da língua do país, mas certa fluência é bastante indicado para que o intercambista possa interagir com esta cultura. Há vários tipos de intercâmbio cultural, os quais são específicos para cada tipo de intercambista.

Leia também:

Mas o estudante também leva um pouco de sua cultura para compartilhar com as pessoas com quem irá viver no país de destino. Intercâmbio significa justamente isso: trocar informações, participar em conjunto tanto da vida do país estrangeiro como levar na bagagem a sua própria identidade cultural.

Quando um estudante se hospeda na casa de uma família estrangeira, é comum fazer pratos nacionais para a sua nova família. Levar fotos pessoais e de lugares do Brasil, ensinar um pouco do português, realizar noites culturais – de uma cultura ou de outra – são atividades que podem ser realizadas. O intercambista vira um representante do Brasil para àquelas pessoas e pode aprender muito sobre a história e os costumes do país que visitou.

1 Comentário

  • Margaret Nardi

    Responder Responder 20 de março de 2014

    Olá estou interesada neste intercambio , como posso me inscrever, existe limite de idade.
    obrigada

Deixe um comentário

* Campos obrigatórios.