Skip to main content

A importância de um intercâmbio para sua vida profissional


Está procurando uma forma eficaz de entrar no mercado de trabalho com tudo? Quer ser um profissional mais valorizado? Quem sabe ser promovido?

Se você se encontra em uma dessas situações e não sabe como progredir, um intercâmbio pode ser a resposta para sua situação!

Conforme já mencionamos em outros artigos, há maravilhas que só um diploma estrangeiro pode fazer pela sua carreira. Um profissional que possui um intercâmbio no currículo é mais valorizado e muito bem visto pelas empresas. O motivo é simples: o intercâmbio é uma experiência que testa o intercambista em múltiplos sentidos.


Ele amadurece a pessoa, faz com que ela seja mais responsável e independente. Além disso, o intercambista aprende a trabalhar em equipe e conhece outros tipos de mentalidade. Faz amizades, networking, adquire novos conhecimentos e, pra fechar com chave de ouro, desenvolve um idioma estrangeiro.

Por causa de todos esses benefícios, o profissional que tem um intercâmbio em seu currículo é visto como um profissional de alta capacidade e produtividade, que agregará valor para a empresa.

Portanto, você, como profissional, só tem a ganhar. O investimento é pequeno quando comparado com seu retorno, o que faz com que cada vez mais pessoas façam um intercâmbio para continuar subindo a escada corporativa. É claro que o intercâmbio, sozinho, não vai transformar você em referência no seu setor profissional da noite para o dia.

A viagem vem acompanhada de um grande esforço do intercambista, que tem que lidar com a distância da família, com o grande volume de estudo e aprendizado, com os costumes locais, com a adaptação a um novo país e com a comunicação em um país estrangeiro. No entanto, todo esse esforço é muito bem recompensado na hora de voltar e procurar um emprego.

Todas as experiências que vivemos no intercâmbio podem ser comparadas a situações do dia-a-dia no trabalho. Por exemplo: um viajante que consegue se adaptar com facilidade a costumes diferentes terá a mesma facilidade em se adaptar a novos estilos de gestão, caso o gerente da equipe venha a ser substituído.

Um intercambista que tem prazer em aprender novos idiomas mostra proatividade e a tendência de adquirir novos conhecimentos também no ambiente de trabalho. Uma pessoa que, durante o intercâmbio, conseguiu resolver problemas fora de sua zona de conforto (e fora de sua zona geográfica!) mostra espírito de liderança e flexibilidade.

Se você está em dúvida entre fazer um intercâmbio ou outra iniciativa de educação continuada, como uma graduação aqui no Brasil ou um curso técnico/de extensão em sua área de conhecimentos, não se esqueça dos aspectos que o intercâmbio envolve além do ganho de conhecimentos técnicos: a adaptação a novos ambientes, a flexibilidade em relação a novos costumes ou culturas, a chance de aprender e praticar novos idiomas, além da possibilidade de fazer amizades e ter contatos profissionais relevantes do outro lado do mundo. Nada disso pode ser conquistado estudando em seu próprio país ou fazendo um curso à distância.

Experimente, então, dar um boost na sua carreira. Estude os diferentes modelos de intercâmbio, veja qual se encaixa melhor em suas necessidades e orçamento e não perca a oportunidade de viver uma experiência única e completamente diferente, que ajudará você a crescer não só como profissional, mas também como pessoa.

Na concorrência do mercado de trabalho, você se sentirá valorizado, disputado e diferenciado.

Com todas essas vantagens esperando por você, não deve haver dúvidas em sua mente, certo? Se ainda houver, não deixe de nos escrever nos comentários. Agora, vá fazer suas malas – tire o proveito máximo de seu intercâmbio e nos conte depois como foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *