Skip to main content

Couchsurfing: Casas de família para seu Intercâmbio

Entre tantas redes sociais que crescem e se desenvolvem na internet, uma se destaca para pessoas que gostam de viajar e conhecer gente nova: o Couchsurfing.

Em tradução livre, “couchsurfing” seria o ato de “surfar de um sofá para o outro”, conhecendo diversos lugares pelo mundo afora e contando com outros couchsurfers para oferecer acomodação para você entre uma aventura e outra.

Couchsurfing

O Couchsurfing é uma rede social gratuita, onde você pode criar seu perfil, cadastrar os idiomas que você fala e entrar em contato com outros turistas, que podem receber ou ser recebidos por você em uma viagem.

A ideia é estimular a troca de conhecimento e novas amizades na comunidade global, facilitando o processo de encontrar um lugar acessível para ficar durante seus passeios pelo mundo.

Toda acomodação no Couchsurfing é gratuita. É uma rede onde a hospedagem é oferecida na base da amizade e da troca: quando seu anfitrião vier visitar seu país, naturalmente você desejará recebê-lo também.

Assim como toda rede social, você deve usar o Couchsurfing com cuidado. Por meio das informações fornecidas no perfil de cada usuário, você consegue saber quantas pessoas vivem na casa e se há, de fato, um sofá (ou algo até melhor, como um quarto sobrando) disponível para você durante o período que você deseja.

couchsurfing

Em época do Copa e Olimpíadas, os Couchsurfers estão voltando sua atenção para o Brasil. Portanto, é um momento extremamente propenso para você criar seu perfil e começar a criar amizades no mundo todo. Principalmente, se você já puder abrir suas portas para algum couchsurfer durante a Copa, em troca dele receber você durante seu intercâmbio.

O Couchsurfing, ao contrário do Facebook e outras redes sociais, tem uma organização mais “humanizada”: há pessoas, em cada país presente na rede, que representam o Couchsurfing para seus compatriotas. Isto é, se você é um usuário novo no Couchsurfing e deseja saber melhor como ele funciona, há pessoas brasileiras com quem você pode entrar em contato e que terão prazer de recebê-lo e explicar como a rede funciona.

Outro exemplo da vida em comunidade, incentivada pelo funcionamento do Couchsurfing, são os encontros periódicos realizados em diversas cidades do mundo. No Rio de Janeiro, por exemplo, há encontros realizados à noite na Praia de Copacabana, onde couchsurfers locais e estrangeiros que estejam no Rio podem se conhecer, trocar dicas, ideias e favores, além de fazer novas amizades e contatos para futuras “surfadas”.

Se você deseja cortar custos no seu intercâmbio, experimentar o Couchsurfing pode ser uma boa! Lá, você pode conhecer pessoas legais, com hábitos semelhantes aos seus: você pode filtrar entre pessoas fumantes ou não, anfitriões solteiros ou casados, com filhos ou não, com pets ou não, entre outras características. Assim, você pode encontrar a casa de família mais compatível com o seu perfil.

Para criar seu perfil agora mesmo, basta acessar o site do Couchsurfing. No canto inferior direito, você pode selecionar o idioma de exibição do site (tem a opção “português brasileiro”). Você pode usar seu perfil do Facebook para criar seu perfil ou fazer seu login com uma conta de e-mail de sua preferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *