Skip to main content

Como Tirar Passaporte – Documentos, Preço (Valor) e Receita Federal


O Passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal e o principal documento na hora de viajar para o exterior. É como se fosse uma “identidade”, porém, usada fora do Brasil – é o Passaporte que identifica o cidadão brasileiro em outros países e permite a entrada e a saída pelos portos, aeroportos e todas vias de acesso internacional, de acordo com a legislação do país. Vale lembrar que algumas agências de intercâmbio podem lhe auxiliar a tirar o passaporte, mas poderá ocorrer alguma taxa.

Como solicitar o Passaporte

Para a emissão ou renovação do novo passaporte brasileiro é necessário que a pessoa preencha a requisição e entregue a Polícia Federal. Há quatro passos necessários para se emitir o passaporte:

1) Efetuar o preenchimento do formulário no sistema da Polícia Federal;


2) Cadastrar todas as suas informações pessoais e as solicitadas pela Polícia Federal;

3) Emitir e pagar a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União, taxa obrigatória para todos os que precisam retirar o passaporte);

4) Realizar agendamento no posto da Polícia Federal. Ir munido de todos os documentos necessários.

Documentos necessários para emitir o Passaporte

1. Documento de Identidade, para maiores de 12 anos – que precisa ser autêntico, em boas condições de uso e com data de expedição relativamente recente.

Podem ser aceitos como documento de identidade os seguintes documentos:

– Cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;

– Carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por Lei Federal como documento de identidade válido em todo território nacional;

– Carteira de identidade expedida por comando militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;

– No caso de renovação, Passaporte brasileiro anterior;

– Carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual);

– Carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;

– Carteira de trabalho e previdência social-CTPS.

2. Carteira de Identidade Civil (RG) atualizada e Certidão de Casamento com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio.

3. Certidão de Nascimento, caso os menores de 12 anos ainda não tenham Carteira de Identidade.

4. Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve).

5. Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

6. Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;

7. Comprovante de pagamento da taxa por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existentes na própria guia.

8. Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). Atenção: a não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.

– O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação, por exemplo), também poderá requerer um novo passaporte.

Outras informações importantes

– Para estrangeiros residentes, é necessário que primeiro se naturalize.

– Os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 (noventa) dias serão cancelados.

– Outros documentos poderão ser solicitados caso haja razões para isso.

– A fotografia facial, a coleta biométrica facial da digitais e a assinatura serão feitas diretamente na Polícia Federal.

– Após a verificação dos documentos e de todos os dados da pessoa, a Polícia Federal imprime um protocolo em que constará a data de entrega do Passaporte – geralmente ocorre em 6 (seis) dias úteis.

– No caso de adultos, a validade do Passaporte é de até 05 (cinco) anos.

2 comentários em “Como Tirar Passaporte – Documentos, Preço (Valor) e Receita Federal

  1. Após o pagamento da taxa, quanto tempo depois o agendamento pôde ser marcado? foi tipo um més depois? uma semana? ou logo no proximo dia ou no máximo 3 dias depois o agendamente pôde ser marcado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *