Skip to main content

Carteira Mundial do Estudante


A Carteira Mundial do Estudante nada mais é do que uma identidade para aqueles que pretendem estudar no exterior. Possui grandes vantagens atribuídas e agora tem uma novidade: serve também de cartão de crédito.

Talvez a grande vantagem seja mesmo os descontos. O estudante pode aproveitar diversas promoções em compras no Brasil e no exterior apresentando a carteirinha. E o intercambista que se preza, sempre traz novidades e presentes de sua viagem. Mas a Carteira Mundial do Estudante dá descontos também em voos, pacotes de viagem e nos mais diversos cursos.

ISIC (International Student Identity Card), como é conhecida, é perfeita para o viajante que tem pouco dinheiro e quer aproveitar os descontos em hotéis, albergues, passagens aéreas e terrestres, receber descontos em refeições, programas culturais e até na compra de artigos de vestuário. Saiba que são mais de 35 mil tipos de abatimentos oferecidos em 106 países


A Carteira Mundial do Estudante é respaldada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), um modo de incentivar o intercâmbio cultural entre estudantes viajantes, além de ser o único documento mundialmente reconhecido como prova de que o portador com menos de 26 anos de idade estuda em tempo integral.

História da Carteira Mundial do Estudante

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, houve um movimento grande de pessoas, principalmente jovens, que passaram a viajar pelo mundo como uma forma de promover o entendimento internacional e poderiam evitar novos conflitos armados. Assim, em 1968, a ISIC foi finalmente criada pela International Student Travel Confederation (ISTC).

Logo após o seu surgimento, a ISIC concentrou seus esforços em acordos com companhias aéreas, de ônibus, de trem e marítimas, lojistas e provedores de serviços em vários países, com o objetivo de oferecer a seus associados acesso a uma rede mundial de benefícios. O sucesso é tanto que a ISTC emite mais de 4,5 milhões de carteirinhas internacionais anualmente, e já beneficiou quase 50 milhões de estudantes desde a criação da ISIC.

Como tirar a Carteirinha Mundial do Estudante

Ela está disponível a todo estudante, não-estudantes com até 26 anos e professores. Estudantes regularmente matriculados podem pedir a ISIC, enquanto os não-estudantes e os professores podem tirar, respectivamente, as carteirinhas International Youth Travel Card (IYTC) e International Teacher Identity Card (ITIC), que oferecem benefícios similares.

É necessário que o interessado prove que de fato é estudante para obter a carteira ISIC. É possível apresentar um boleto de pagamento de mensalidade do curso em que está matriculado ou declaração da instituição de ensino em papel timbrado com a assinatura do diretor e firma reconhecida. São válidos somente comprovantes de estabelecimentos de Ensino Fundamental ou Médio, Graduação, Pós-graduação, Mestrado, MBA e Doutorado.

Lembre-se que os alunos de cursos pré-vestibulares e cursos técnicos no município de São Paulo também têm direito a tirar a carteirinha. Já em Brasília, o direito foi estendido a estudantes de cursos pré-vestibulares e de idiomas. Você pode apresentar também comprovantes de cursos no exterior com duração mínima de 12 semanas.

Além do comprovante da escola ou faculdade, o interessado deve preencher um formulário, anexar uma foto 3×4, uma cópia do documento de identificação (passaporte ou RG) e o comprovante de pagamento da taxa exigida – que custa R$ 35. No final do ano, a taxa baixa para R$ 25, pois sua validade vai até março do ano seguinte.

Para o cadastro, basta acessar o site da instituição organizadora (http://www.carteiradoestudante.com.br/) ou ir a um dos postos da entidade montados em shoppings centers e grandes universidades ou nos escritórios do Student Travel Bureau (STB).

Principais vantagens

A carteirinha internacional de estudante oferece os seguintes descontos:

  • 1.200 descontos em voos, ônibus, trens e balsas;

  • 2.900 descontos na entrada de museus e atrações culturais em todo o mundo;

  • 2.700 descontos em teatros, shows e cinemas;

  • 2.500 promoções em hotéis e albergues;

  • 21.000 descontos em bares, restaurantes e lojas;

  • Acesso gratuito ao serviço de emergência da ISIC (Emergency Help Line), disponível 24 horas;

  • Diversos descontos em pacotes de comunicação, que incluem telefone, SMS, e-mail e correio de voz (ISIConnect). Ligações internacional chegam a ter até 80% de desconto;

  • Acesso a uma rede com 5.000 organizações de viagem especializadas em atender às necessidades de estudantes e jovens viajantes em 110 países;

  • Acesso a guia de viagem e planejador de viagem personalizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *