Skip to main content

5 experiências que você NÃO vai ter à distância


A educação à distância está viabilizando que cada vez mais jovens consigam seus diplomas de estudos no exterior, sem precisar sair de casa. Afinal, há certas maravilhas que só um diploma estrangeiro consegue fazer pela sua carreira.

No entanto, a concorrência nesse sentido está cada vez mais acirrada, justamente por conta dessa modalidade de estudo. Então, você deve se diferenciar dos demais – e há algumas experiências fundamentais que a educação à distância não possibilita – e vamos falar delas hoje.

Aperfeiçoando o idioma

Tudo bem que a educação à distância exige muita leitura e eventuais ligações no Skype. No entanto, nada melhora seus conhecimentos de um outro idioma como a imersão na língua. E isso só acontece quando você está naquele lugar, 100% do tempo, sem depender da internet.


Portanto, se você escolheu uma universidade cujo nome já ajudará seu currículo a se destacar dos demais, imagine o quanto mais essa universidade terá a oferecer caso o curso seja feito presencialmente! A oportunidade de interagir ao vivo e a cores com professores, colegas e outros profissionais do mercado, seja dentro de sala ou nos corredores da universidade, já será excelente para o aprendizado do vocabulário específico da sua área naquele idioma estrangeiro.

Conhecendo as pessoas certas no ambiente certo

Além do fator extremamente positivo do aperfeiçoamento de seu vocabulário técnico e profissional, esses encontros nas áreas comuns da universidade também proporcionam a você o networking que a educação à distância não possibilita.

Networking é como chamamos conhecer as pessoas certas: outros profissionais, colegas e pessoas da área, que podem ajudar você a chegar aonde você quer chegar. E o networking tem que ser feito pessoalmente, com aquele aperto de mão bem dado, aquela troca clássica de cartões de visita: tudo isso ajuda a passar para a pessoa sua seriedade e profissionalismo.

Na educação à distância, muito mais impessoal, nem risco de linha cruzada você corre. Dois a zero para o intercâmbio, não? 😉

Na pele: A cultura local

Acho que nem precisamos mencionar que um grande diferencial do intercâmbio é poder sentir na pele as diferenças culturais e climáticas, o que já pode ser um grande pró para o intercâmbio.

Se você está cansado do verão de 12 meses que vivemos aqui no Brasil, pode ser uma experiência incrível um intercâmbio para os Estados Unidos no inverno, onde você poderá viver aquelas cenas de filme de fazer “anjinho” na neve.

Também há a possibilidade de aprender gírias e entender costumes estrangeiros que não se podem conhecer por e-mail ou telefone. Coisas únicas que acontecem na vida noturna e em momentos de lazer daquela cultura – e você não vai querer ficar de fora!

Maior aproveitamento para seus estudos

O estudo presencial também permite uma maior concentração no aprendizado. Afinal, é muito mais fácil estudar e entender o conteúdo dentro de uma biblioteca, onde você tem acesso a todos os materias de estudo necessários, em vez de estudar na bancada da sua cozinha ou em seu quarto, enquanto a rotina barulhenta da casa acontece normalmente.

Na universidade, diversos ambientes pensados exclusivamente para colaborar com sua atenção e concentração estão à disposição para você.

À distância não: livre-se de fusos horários

Um curso presencial, além de todos os benefícios que já citamos acima, também facilita o tète-a-tète com seu orientador/professor (contato com seu professor pessoalmente). Afinal, na educação à distância, é preciso conciliar diferentes fusos horários para que se possa agendar reuniões por Skype.

A comunicação em fusos horários diferentes também atrasa as trocas de e-mail. Portanto, optando pelo intercâmbio, você consegue mais contato com seu professor, concilia com maior facilidade os horários e acaba tendo uma colaboração maior de seu orientador para seus estudos, pela facilidade dos encontros e comunicações.

Tem alguma outra sugestão de diferencial que só a educação presencial tem a oferecer? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *