Skip to main content

3 coisas que você precisa fazer antes de viajar


Seu intercâmbio está todo planejado? Ótimo! Mas há algumas coisas que você precisa fazer antes de viajar. Nesse post, indicamos 3 providências que você precisa tomar para viajar sem problemas ou imprevistos.

1- Vacinas em dia?

Alguns países exigem que certas vacinas estejam em dia. Inclusive, algumas precisam ser tomadas dias antes da viagem! Então, não deixe de pesquisar se seu país de destino tem alguma exigência médica relacionada a vacinas.

Caso, no aeroporto, identifiquem que você não tomou as vacinas necessárias, é possível que você seja barrado de seu vôo e acabe perdendo toda a viagem por simples falta de conhecimento. É para isso que estamos aqui 😉


2- Documentos à mão

Como já falamos em alguns posts, alguns países reconhecem certos documentos brasileiros como válidos e outros não. Nos Estados Unidos, por exemplo, RG e CPF muitas vezes não são aceitos como documentos válidos.

Para não andar com seu passaporte por aí, correndo o risco de ser roubado ou perdê-lo, dê preferência a andar com sua carteira de motorista e uma cópia de seu passaporte – e deixe o original guardadinho em um lugar seguro!

3- Viaje seguro!

Já falamos antes sobre a importância de contratar um seguro viagem. E isso é algo que deve ser enfatizado sempre. Não é só porque você saiu do Brasil que virou o Superman!

Portanto, tome as providências necessárias para casos em que você precise ir a um médico ou até passar por alguma cirurgia.

Alguns planos de saúde oferecem cobertura internacional. Verifique se o seu plano é um desses. Caso seja, solicite no canal de atendimento de seu plano de saúde uma lista dos hospitais e médicos conveniados no local para onde você vai viajar. Isso poupa tempo caso você tenha alguma emergência e precise correr para um hospital.

Verifique também as exigências de seu plano de saúde para que você possa utilizá-lo no exterior. Eles podem pedir alguma documentação que comprove o destino ou período de sua viagem ou algum outro tipo de documento.

Caso seu plano de saúde não tenha cobertura internacional, não se desespere! Seu banco pode ter algum seguro ou assistência ao viajante já à sua disposição – entre em contato com seu gerente para verificar isso.

Outra forma de contratar um seguro de forma mais rápida é através de seu cartão de crédito. Muitos cartões de crédito internacionais já oferecem serviços adicionais como seguros de vida e seguros viagem que cobrem o roubo do seu cartão no exterior e até oferecem atendimentos médicos. Verifique isso junto à sua operadora de crédito.

Em último caso, as maiores seguradoras do país possuem produtos voltados especificamente para turistas e intercambistas. Porto Seguro e Itaú Seguros são alguns exemplos de seguradoras com produtos voltados para as necessidades de intercambistas pelo mundo afora.

Sua agência de viagens/intercâmbio pode ter uma parceria com alguma seguradora – e, muitas vezes, há até descontos especiais para o intercambista. Informe-se!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse post com seus amigos.

Ficou faltando alguma coisa? Deixe nos comentários suas opiniões sobre outros preparativos que os viajantes devem tomar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *